Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grife da semana: Maison Lanvin


Marguerite di Pietro
Jeanne Lanvin foi aprendiz de costureira, e mais tarde, seu primeiro negócio em Paris foi uma chapelaria em 1889. Começou a ser reconhecida na sua carreira fazendo roupas para sua filha Marguerite di Pietro e começou a receber encomendas, com o tempo Lanvin começou a vestir também as mães. No inicio sua marca registrada era um desenho de uma mãe com sua filha.


Jeanne é contemporânea de Chanel, é um dos nomes mais importantes da história da moda, até a sua ascensão, o mundo da alta costura era dominado pelos homens. Sua linha principal era a de vestidos, mas também trabalhou os chemisiers, e um azul que sempre aparecia em suas coleções acabou sendo conhecido como o “azul Lanvin”, trabalhou também com perfumaria e em 1924 a Lanvin Parfums SA foi criada, fez também decoração e teve até uma fábrica de tintas, o do seu cuidadoso estudo das cores surge também a "paleta Lanvin".
Madame Lanvin morreu em 6 de julho1946, a direção da casa passou para sua filha Marguerite di Pietro e posteriormente para Antonio Castillo e daí por uma sucessão de diretores criativos ( até mesmo do brasileiro Ocimar Versolato). Mas a grife andou apagada até 2001 quando Alber Elbaz assumiu a direção criativa da Maison Lanvin e deu uma impulsionada fazendo a marca ser reconhecida novamente e voltar à lista das mais importantes do cenário fashion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário