Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Notícia: Padrão para modelagem brasileira

Pesquisa antropométrica vai padronizar a modelagem da indústria do vestuário brasileira

Acontece sempre comigo: eu vou numa loja experimento uma calça 38 e ela cabe perfeitamente, fico toda alegrinha "é um milagre, meu quadril diminuiu!" até chegar em outra loja e a 38 não passar nem na batata da perna e a 40 ficar perfeita. Para evitar esse tipo de situação está sendo realizada uma pesquisa antropométrica da população adulta brasileira, para criar um padrão de modelagem para as roupas brasileiras.


A medição é feita com a utilização do equipamento 3D Body Scanner importado, é uma cabine (que lembra um provador de roupas) e faz as medições e transmitindo para um computador as informações em formas tridimensionais e em 60 segundos toma mais de 100 medidas do seu corpo.


De acordo com o designer de moda e professor do Senai, Takin Rodrigues, o principal objetivo do projeto é criar uma uniformização de tamanho das roupas no Brasil.

- A ausência de padronização no setor do vestuário, além de trazer prejuízos aos confeccionistas, causa transtornos ao consumidor. Por exemplo, existem pessoas que usam tamanhos distintos de acordo com a tabela de medida adotada pela empresa onde consome. Com a concretização do projeto, a indústria e os consumidores serão favorecidos. Pois a indústria alargará o potencial de vendas e importação de seus produtos, que devem seguir normalizações, e os consumidores terão mais facilidade em encontrar produtos que são realmente condizentes a sua anatomia, sobretudo diante das tendências de consumo rápido de moda e compra via internet - expõe Takin.
Estande com a cabine do Body Sccaner (Foto: Divulgação)

O projeto possui grande transversalidade pois impacta, além da Indústria Têxtil e do Vestuário, outras cadeias produtivas, como a Moveleira, a Automobilística, a de Construção Civil, do Couro e Calçadista.

E impacta principalmente nosso guarda roupa né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário