Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Exposição | Conhecendo a Índia


Imperdível pra quem gosta da cultura e pra quem quer conhecer um pouco mais, a Índia desembarca numa exposição que comemoram os 22 anos do CCBB RJ. Ocupando 18 salas com 380 obras, a exposição ressalta o valor das tradições mais do que ao lado da pobreza e desigualde social indiana, são esculturas, pinturas, máscaras, trajes, instrumentos musicais, bonecos, veículos urbanos como o tuk-tuk e o riquixá, além de fotos contando a história da Índia. A mostra é um "olhar caleidoscópico sobre a diversidade cultural indiana" como disse o experiente curador Pieter Tjabbes, holandês radicado em São Paulo. Quatro módulos dividem a mostra: Homens, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea. As obras mais antigas foram trazidas de museus em Zurique, Holanda e Berlim






"Na Índia tudo é demais. Isso é que é divertido. É muita informação. Muita cor, muito cheiro, muita pimenta, muita gente, muito trânsito, muito barulho. Tudo é muito", diz Tjabbes.
A exposição mistura passado e presente tendo desde o busto de uma figura feminina, provavelmente a deusa mãe Mathura, datada aproximadamente de 200 a.C. (uma escultura em pedra, emprestada pelo Museu de Arte Asiática de Berlim) até uma escultura contemporânea de Ravinder Reddy, de cinco metros de altura logo na entrada.

O que me encheram os olhos foram os trajes é claro, que incluiam figurinos da novela "Caminho das Índias" (trabalho lindo da Emília Duncan) e traje de prícipes. Um prato cheio pra quem gosta de moda são os mínimos detalhes da tapeçaria indiana, os fios de ouro entrelaçados e as estampas multicoloridas fizeram  com que me sentisse como uma criança numa loja de doces. Admito que ignorei todas as placas de "não toque" e furtivamente senti cada trama dos tecidos suspensos. Encantadora também é a área dedicada a musica onde pode-se ver os instrumentos (dessa vez eu não toquei!) e ver numa tela como são tocados e distinguir cada som além da dança, que também é intrigante em seus movimentos.


São 1,21 bilhão de habitantes, mais de 200 etnias, seis religiões e 23 línguas oficiais e você pode conhecer um pedacinho indo ao CCBB.



Serviço :

Data: 12 de outubro a 29 de janeiro das 09:00 aS 21:00
Onde: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua 1º de Março, 66 l Centro l Rio de Janeiro l RJ
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário