Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rosa é a cor de outubro | Campanha Outubro Rosa alerta sobre câncer de mama‎

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 
   A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org) Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). 
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente e chama atenção muito eficientemente para a campanha, tendo monumentos iluminados ao redor do mundo como a Torre de Pisa e o Cristo Redentor.




Aderir essa campanha é importante para que mais mulheres se previnam contra essa doença  que já provocou cerca de 7 milhões de mortes no mundo, sendo cerca de 10 mil por ano apenas no Brasil, além disso, 25 milhões de mulheres no mundo inteiro receberão o diagnóstico de câncer de mama nos próximos 25 anos.  
Você pode aderir a causa usando durante esse mês um laço rosa e conscientizando suas amigas, vizinhas, mães, irmãs, desconhecidas na rua da inportancia do auto-exame para o diagnóstico precoce da doença.

Saiba mais em http://www.outubrorosa.org.br e em http://www.mulherconsciente.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário